SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Vontade de imagem e celebrização do cotidiano na telaÓcio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  and  CESIDIO, Mirella de Holanda. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 451-478. ISSN 1518-6148.

Este texto discute diferentes concepções acerca da subjetividade e do corpo feminino, implantadas desde o período patriarcal, mas que impõem sua influência ainda na contemporaneidade, analisando, em particular, o modo como a mídia influencia a sua constituição, especialmente nos dias de hoje. O objetivo do artigo é discutir as diferentes concepções de corpo em diversos períodos históricos e culturais, analisando, em particular, sua influência e sua interferência na construção do corpo e da subjetividade da mulher. Discute também como a mulher vivenciou o período do patriarcado sob intensa dominação masculina, sendo seu corpo submetido ao prazer e aos desejos do homem. Da mesma forma, os autores deste texto reconhecem que, devido a diversas transformações culturais, econômicas, históricas e políticas, a mulher passou a vivenciar uma nova maneira de compreender seu corpo, podendo expressar seu prazer e consumir tudo aquilo que deseja, mas se adequou ao modelo corporal imposto pelo sistema capitalista e pela ideologia da mídia. Tais transformações e suas conseqüências sobre o corpo e a subjetividade da mulher são objeto de atenção especial neste artigo.

Keywords : mulher; subjetividade feminina; corpo; mídia; patriarcado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License