SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidadeA poética dos neurônios em Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

AQUINO, Cássio Adriano Braz  e  MARTINS, José Clerton de Oliveira. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 479-500. ISSN 1518-6148.

O período Pós-Revolução Industrial foi marcado por uma profunda referência ao trabalho, tanto na estruturação social como na produção do sujeito moderno. Com a crise da sociedade centrada no trabalho, alguns valores e categorias são resgatados e demandam uma nova caracterização. O domínio do trabalho na estruturação social passa a ser questionado e surgem idéias que colocam o tempo livre, o ócio e o lazer no papel de elementos estruturantes do novo contexto social. Antes de posicionar-se sobre essa passagem de domínio, o texto discute e reflete sobre tais categorias, abrindo uma possibilidade clara de sua territorialização no campo das ciências sociais, e, de forma especial, na sua contribuição a uma nova forma de produção subjetiva.

Palavras-chave : ócio; lazer; tempo livre; trabalho; sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License