SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A poética dos neurônios em FreudDe balde e vassoura na mão: os sentidos que mulheres serventes de limpeza atribuem aos seus trabalhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

MENDES, Luciano; CHAVES, Carlos Jaelso Albanese; SANTOS, Maria Cecília dos  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. Da arte ao ofício: vivências de sofrimento e significado do trabalho de professor universitário. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 527-556. ISSN 1518-6148.

O presente artigo relata investigação cujo objetivo foi o de descrever os significados do trabalho e o sofrimento na profissão de docente. Mais especificamente, tratou-se de entrevistar professores ligados aos departamentos de Física, de Estatística e de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tomando em conta essa temática. O referencial teórico utilizado discorre sobre o sofrimento e o significado do trabalho, tanto quanto se buscam na Psicanálise e na Psicopatologia do Trabalho, explicações mais abrangentes para se entender como essas relações de prazer/desprazer seriam vivenciadas pelos indivíduos no âmbito da sociedade. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, pois, quando se trata de sentimentos, a pesquisa quantitativa torna-se, a nosso ver, insuficiente, devido às vivências de sentimentos serem experimentadas por cada indivíduo do ponto de vista de sua singularidade. Os resultados mostraram que, apesar de a profissão de docente ser gratificante, por utilizar-se das faculdades mentais, como num processo de criação artística, o sofrimento no trabalho, pelo menos aquele dos professores entrevistados, é muito evidente e, em grande parte, relacionado com a instituição e seus problemas. Conclui-se, portanto, que nem mesmo profissões criativas, como a de docente, estão livres de fortes sentimentos de desprazer, além de tudo porque, como aponta Freud (1930/1976), o sujeito não consegue obter plena satisfação vivendo em sociedade, devido à renuncia instintiva (pulsão) que deve realizar.

Palavras-chave : sofrimento no trabalho; trabalho; professores universitários; psicopatologia do trabalho; psicanálise e trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License