SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Da arte ao ofício: vivências de sofrimento e significado do trabalho de professor universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

DIOGO, Maria Fernanda  e  MAHEIRIE, Kátia. De balde e vassoura na mão: os sentidos que mulheres serventes de limpeza atribuem aos seus trabalhos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 557-579. ISSN 1518-6148.

Buscamos nesta pesquisa a compreensão dos sentidos do trabalho para mulheres que exercem funções de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços na Grande Florianópolis/SC. Baseamo-nos numa leitura histórico-dialética, entendendo o sujeito como um ser social, histórico, constituído e constituinte do seu contexto. Realizamos uma pesquisa de campo de metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso. As entrevistas buscaram captar o movimento destas mulheres nos processos de escolha da profissão de limpeza e conservação, os sentidos atribuídos a este trabalho, bem como quais os projetos por elas engendrados. Para a análise, utilizamos o método progressivo-regressivo, baseado na teoria sartreana, destacando a objetivação das subjetividades. A análise demonstrou que o trabalho é importante e central na vida das entrevistadas, mas algumas características das relações estabelecidas em seu bojo o tornam fonte de insatisfação e sofrimento psíquico. Os sentidos atribuídos ao trabalho de limpeza e conservação são múltiplos e, freqüentemente, apresentam-se de forma ambivalente, mas destacaram-se nas entrevistas aspectos depreciativos e desvalorizantes, sendo este trabalho descrito como cansativo, mal remunerado e socialmente não-reconhecido. Desta forma, esta profissão foi narrada como pouco atrativa e a mudança de emprego permanece na dependência de surgir outra possibilidade de inserção profissional. Além do trabalho remunerado, as entrevistadas também realizam serviços de limpeza e conservação no âmbito doméstico, gerando sobrecarga e cansaço. O serviço doméstico foi sentido como "fatalidade" - conseqüência do fato de "ser mulher", repetitivo, interminável e, sobretudo, "heróico" - valorizando a dignidade da submissão e abnegação daquela que o exerce. Este discurso reproduz os lugares sociais de homens e mulheres numa rede de sentidos que permeia tanto a família como a sociedade em geral.

Palavras-chave : constituição do sujeito; trabalho; gênero; sentidos do trabalho; sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License