SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1La cultura sexista y la violencia en los videojuegosAngústia e subjetividade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

GUZMAN CHAVEZ, Mauricio Genet. Lo más profundo es la piel: proxemia estilística y proceso de individuación. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 33-70. ISSN 1518-6148.

Neste artigo procuramos estudar as dimensoes culturais do consumo de produtos cosméticos na sociedade contemporânea fazendo referência à sociedade brasileira. Num primeiro momento colocamos o consumo cosmético como categoría de análise privilegiada para retomar os debates atuais da teoría social e dos estudos culturais sobre o corpo, pessoa e estilos de vida, proceso de individução y sociabilidad versus socialidad. Num segundo momento tentamos uma nova definicao sobre a "arte do enfeite", situando a cosmética como mecanismo artefatual diverso no qual se escritura e projeta o carater ambivalente e paradoxal de política de auto-melhora, quer dizer, proxemia estilística, fruição hedonista fundada na necesidad de compartilhar e o estar-juntos maffesoliano. Este paradoxo, longe de ser resolvido, é discutido a partir da noção de ética, estética da sociedad cosmética, empregada em dois sentidos básicos: 1) como recurso analítico para capturar a lógica da sedução e os discursos envolvidos com o ideal de beleza pós-moderno y 2) como guía para analisar a lógica da ordem pós-disciplinar e o auto-controle dos corpos.

Keywords : cosmética; reflexividade; corpo; socialidade; consumo verde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License