SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Desdobramentos do trabalho analítico como discursoUsuários do Hospital-Dia: uma discussão sobre performatividade em saúde e doença mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

LIMA, Maria Lúcia Chaves  e  MOREIRA, Ana Cleide Guedes. AIDS e feminização: os contornos da sexualidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 103-118. ISSN 1518-6148.

Desde o surgimento da aids, a prevenção é tratada como uma questão crucial para o controle da epidemia e, após mais de vinte anos, a importância da prevenção não é menor, principalmente levando-se em conta a feminização da aids. A rápida disseminação da aids chamou atenção para as limitações da compreensão da sexualidade humana, pois mesmo com todos os esforços desenvolvidos com o intuito de esclarecer a população quanto às formas de contágio da aids e quanto ao que fazer para reduzir os riscos de contaminação, não há o declínio esperado de novos casos de infecção. Assim, considerando a aids como uma doença capaz de produzir grande soma de sofrimento psíquico, o presente estudo objetiva se inserir na discussão sobre a sexualidade como um elemento fundamental no combate à aids. As autoras sustentam que uma abrangente discussão sobre a sexualidade e um enfrentamento aberto em relação ao desejo, podem ajudar na elaboração de melhores estratégias de prevenção à aids. Quem sabe se a sexualidade passar da ordem do unheimlich para a do familiar, as pessoas fiquem mais preparadas ao se defrontar com as possíveis situações de contaminação da aids? Portanto, faz-se necessário um deslocamento das discussões sobre vírus para uma discussão sobre o prazer que todas as pessoas, de um modo ou de outro, buscam em suas práticas sexuais.

Palavras-chave : aids; prevenção; sexualidade; feminização; risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License