SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Usuários do Hospital-Dia: uma discussão sobre performatividade em saúde e doença mentalA modernidade líquida: o sujeito e a interface com o fantasma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

WINOGRAD, Monah; SOLLERO-DE-CAMPOS, Flávia  and  DRUMMOND, Claudia. O atendimento psicanalítico com pacientes neurológicos. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 139-170. ISSN 1518-6148.

A clínica dos pacientes com lesão cerebral centra-se na neurologia e na neuropsicologia. Porém, não se deve reduzir seu atendimento somente aos aspectos relacionados à lesão, pois além dos aspectos das perdas cerebrais, motoras e cognitivas, ela também abrange uma experiência subjetiva transformadora e até traumática. Tais aspectos apresentam-se profundamente interligados. Propomos um atendimento psicanalítico que privilegie a relação do sujeito com sua doença e todas as suas conseqüências, sem negligenciar os aspectos fisiológicos e cognitivos existentes. Neste artigo, objetivamos apresentar as primeiras elaborações a respeito desta clínica, destacando alguns aspectos. De saída, formulamos os objetivos do atendimento psicanalítico de casos neurológicos, sublinhando suas diferenças e suas complementaridades relativamente ao atendimento neuropsicológico. A seguir, evidenciamos as contribuições que a psicanálise pode trazer para a abordagem destes casos no que diz respeito aos aspectos da perda, da falta e da temporalidade. Os fatores importantes e as fases do atendimento também são abordados, com destaque para as questões envolvendo a demanda de atendimento, a irrupção do Real e os lugares do corpo em tais casos. Finalmente, sistematizamos certos conjuntos significativos que podem ser observados no atendimento de tais casos. São eles: as feridas na identidade subjetiva, o problema da re-socialização, a presença de movimentos regressivos e da construção de mitos sobre o adoecimento, a presença da dúvida, as diferentes linguagens, a doença como passagem ao ato e, por fim, os aspectos da vergonha e da culpabilidade.

Keywords : lesão cerebral; psicanálise; subjetividade; fenômenos psíquicos; clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License