SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A modernidade líquida: o sujeito e a interface com o fantasmaPsicanálise e biopolítica: considerações a partir da análise de Birman sobre Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

PARAVIDINI, João Luiz Leitão et al. Nascimento psíquico e contemporaneidade: implicações metapsicológicas nos modos de estruturação subjetiva. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.1, pp. 195-224. ISSN 1518-6148.

As transformações subjetivas sempre estiveram atreladas às macro modificações sociais que acompanharam a história da humanidade. De tal sorte, uma detida reflexão sobre a composição tanto do social, quanto da subjetividade, deve fazer parte de toda tentativa de apreensão da multiplicidade constitutiva do sujeito humano. Este trabalho estrutura-se dentro da compreensão lacaniana do nascimento psíquico e tem como objetivo refletir sobre as transformações subjetivas associadas ao atual contexto sócio-histórico-cultural, tendo como recortes uma propaganda televisiva e o uso do telefone celular. A partir de tais elementos contemporâneos, pensamos a possibilidade de uma análise do processo de subjetivação quanto ao conceito de alteridade, noção fundamental na estruturação psíquica. As relações de gozo da contemporaneidade são cada vez mais vividas num campo de busca pela não ausência de faltas. Essas são a todo instante compensadas com um sujeito excessivamente operante, produtor de atos desprovidos de simbolismo. Assim, procuramos articular as implicações deste sujeito contemporâneo - que vive novos modos intersubjetivos - com a questão do nascimento psíquico na atualidade.

Palavras-chave : psicanálise; formação do psiquismo; alteridade; subjetivação; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License