SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Escrita poética e elaboração analítica: fazer com o impossível de ser dito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

MONTEAGUDO, Maria Jesus. Consecuciónes satisfactorias de la experiencia psicológica del ocio. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 307-325. ISSN 1518-6148.

Este artigo aborda, a partir de uma perspectiva atual, os Benefícios do Ócio, um dos conceitos essenciais no estudo do ócio como fator de desenvolvimento pessoal e social. Traz-se uma visão evolutiva do conceito através de diferentes correntes teóricas, sublinhando a importância dos benefícios do ócio entendidos a partir de um sentido: como a melhora de uma condição ou situação de uma pessoa, grupo ou entidade, como prevenção e/ou manutenção e, finalmente, como a conquista de uma experiência psicológica satisfatória sob a ótica de um ócio correto. A partir da perspectiva da autora, o ócio promove a conquista de dois tipos de benefícios, intermediários e finais, que contribuem na melhora do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos. Os profissionais do ócio, provenientes tanto do setor público como do privado, deveriam tomar consciência dos benefícios que podem se promover através do ócio e incorporar esses conhecimentos na elaboração de políticas, estratégias de gestão e modelos de intervenção em ócio.

Palavras-chave : benefícios do ócio; qualidade de vida; políticas de ócio; participação; ócio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License