SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Consecuciónes satisfactorias de la experiencia psicológica del ocioNomadismo e solidão na cidade veloz: alegorias da compressão do tempo-espaço na ficção de Caio Fernando Abreu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

CASTRO, Juliana de Miranda e  e  LO BIANCO, Anna Carolina. Escrita poética e elaboração analítica: fazer com o impossível de ser dito. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 327-341. ISSN 1518-6148.

O artigo toma como objeto a impossibilidade envolvida no ato do escritor para aproximá-la da que está em jogo para o sujeito no percurso de uma análise. Recorre aos testemunhos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, entre outros autores, que ao se depararem com uma constante defasagem entre o vivido e seu relato, encontram também com o impossível de alcançar na escrita, ou seja, com uma inatingível completude do texto. Reconhece aí elementos que causam os embaraços com que se depara o escritor para melhor identificar aqueles que rondam o analisante. O objetivo do trabalho não se reduz à mera analogia entre o fazer do escritor e o do paciente, mas busca estender para o trabalho em análise as questões cruciais apresentadas àquele que escreve. Conclui que o escritor, ao ver que nem tudo cabe em palavras, se submete a esse impossível para paradoxalmente achar a via que o leva a sua obra. Trata-se de examinar a operação que resulta nesse achado para iluminarmos a travessia do sujeito do inconsciente.

Palavras-chave : escrita; indizível; elaboração; inconsciente; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License