SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Comendo, comendo e não se satisfazendo: apenas uma questão cirúrgica? Obesidade mórbida e o culto ao corpo na sociedade contemporâneaSubjetividade e sofrimento psíquico na formação do Sujeito na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

CASTILHO, Pedro Teixeira. O símbolo que surge com o Pai. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 407-426. ISSN 1518-6148.

Este artigo propõe o retorno de Lacan à Freud no que concerne à experiência de morte pela palavra. A partir do texto fundante de Lacan: O discurso de Roma, o autor demonstra que Lacan vincula a construção freudiana do desejo de morte do Pai à experiência da palavra. A gênese do recalque estaria vinculada à fixação do significante no surgimento do enfans. Para tanto demonstra-se que o significante, a partir da teoria da linguagem, é de presença e ausência. Isso quer dizer que o funcionamento do significante traz como desdobramento o sujeito que crê em suas paixões. As paixões de amor, do ódio e da ignorância são a tradução do jogo do significante. Isso leva o autor a concluir que o sujeito de crença seria a manifestação destas paixões.

Palavras-chave : palavra; reconhecimento; presença; ausência; paixão e crença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License