SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O símbolo que surge com o PaiConsiderações a respeito da concepção de religião nos textos freudianos "O futuro de uma ilusão" e "O mal-estar na cultura" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

XAVIER, Alessandra; NUNES, Ana Ignêz Belém Lima  e  SANTOS, Michelle Steiner dos. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do Sujeito na Universidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 427-451. ISSN 1518-6148.

Esta pesquisa, intitulada "Subjetividade e Sofrimento Psíquico na Formação do Sujeito na Universidade", desenvolvida por meio de estudo de caso a partir de relato oral de um aluno de graduação junto ao Núcleo de Atendimento e Práticas Psicológicas (NAPP) da Universidade Estadual do Ceará, buscou estabelecer a relação entre subjetividade, sofrimento psíquico, aprendizagem e formação discente. Reflexões a partir da história de vida deste sujeito sugerem possível interação do mal-estar do aluno com a instituição e a sociedade, que parecem se aclarar no contexto dos "sintomas" de sofrimento psíquicos trazidos por este ao set terapêutico.

Palavras-chave : subjetividade; sofrimento psíquico; aprendizagem; formação acadêmica; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License