SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Antropología de la depresiónAnorexia: uma tentativa de separação entre o Sujeito e o Outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

GUEDE, Dilcio Dantas; MONTEIRO-LEITNER, Julieta  e  MACHADO, Karine Cardozo Rodrigues. Rompimento amoroso, depressão e auto-estima: estudo de caso. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 603-643. ISSN 1518-6148.

Estudo de caso sobre a vivência psicoterápica de um adulto (22 anos), em momento de crise relacionada à ruptura de uma relação amorosa. O processo psicoterápico desdobrou-se em duzentas sessões e follow up. Os dados foram colhidos através de registros das sessões, Versões de Sentido, Inventário de auto-estima de Coopersmith (SEI), Inventário de Depressão de Beck (IBD) e um Questionário de triagem de Depressão fundamentado no DSM IV (QTD). Suspeitávamos que quanto maior fosse sua aceitação sobre sua condição psicológica, maior seriam seus índices de auto-estima; e quanto maior fosse sua autonomia, menor seriam seus índices de depressão. Os resultados apontaram que o cliente aprofundou a percepção de sua condição de responsabilidade existencial e entrou em contato com sua insegurança, identificada a causas externas, sobretudo ante experiências nas relações amorosas. Assim, percebeu-se em progressivo contato com seus sinais somáticos, compreendendo-os e os integrando à sua forma de estar-no-mundo. Tal compreensão pareceu colocá-lo na perspectiva de responsabilizar-se pelos seus projetos existenciais, assumindo uma forma autêntica de viver e pensar sua psicopatologia.

Palavras-chave : perturbação psicótica breve; depressão; auto-estima; rompimento amoroso; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License