SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Rompimento amoroso, depressão e auto-estima: estudo de casoA criança como mestre do gozo da família atual: desdobramentos da "pesquisa de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

VIEIRA, Camilla Araújo Lopes. Anorexia: uma tentativa de separação entre o Sujeito e o Outro. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 645-660. ISSN 1518-6148.

A anorexia é compreendida pelo saber médico como um transtorno alimentar que traz sua marca maior na recusa ao alimento. Partindo do que poderia ser a anorexia para a Psicanálise, iniciamos nosso texto já nos distanciando da referência ao simples "não comer", e passamos a entender a anorexia enquanto um comer nada. Tal construção implica na tentativa, por parte do sujeito, de lançar o nada enquanto objeto, operando um campo distinto entre ele e o Outro e, conseqüentemente, demarcando seu espaço de desejo. Trabalhando alguns conceitos importantes, em psicanálise, apontamos, na anorexia, uma distinção nítida entre o seu desejo e o desejo do Outro, ainda que possa utilizar a própria morte como condição. Impossibilitado de dar o que não tem, o Outro oferece comida e empanturra o sujeito com sua papinha sufocante, não distinguindo os cuidados prestados com o dom de amor. Assim, nem epidemia da atualidade, nem mero ideal propagado pela mídia. Localizada no espaço que se abre para o desejo, ela surge enquanto reivindicação do sujeito. Mesmo que a morte esteja vislumbrada, ainda que como última alternativa, o sujeito segue tentando fazer valer o seu desejo, diferenciando-o do desejo do Outro. Chegamos à conclusão, pois, de que a anorexia pode ser entendida como uma forma, por parte do sujeito, de manter-se à distância do desejo do Outro, numa reivindicação mesma de não abrir mão do seu próprio desejo.

Palavras-chave : psicanálise; anorexia; desejo; separação; sintoma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License