SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Anorexia: a separation attempt between the Subject and the OtherLove and knowledge in the analytical experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer  and  KUPFER, Maria Cristina Machado. A criança como mestre do gozo da família atual: desdobramentos da "pesquisa de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil". Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 661-680. ISSN 1518-6148.

A partir dos resultados preliminares da pesquisa IRDI, que apontam para um grande número de sintomas relacionados com falhas na função paterna, tais como falta de limites, dificuldades de separação e agitação motora, pretende-se discutir as mudanças culturais que se produziram na alta modernidade. Procura-se analisar como a inflação dos objetos reais, a prevalência das imagens em detrimento das palavras e a falência simbólica incidem sobre a família contemporânea, provocando uma inversão nas relações, de modo que a criança teria um lugar de mestre em relação aos adultos que a cercam. Apontam-se as dificuldades de a família atual continuar garantindo sua função de transmissora da cultura e os sintomas clínicos decorrentes desta situação, bem como o papel do discurso psicanalítico nesta questão.

Keywords : pesquisa IRDI; família; função materna; função paterna; discurso psicanalítico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License