SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3The therapeutic toy: notes for a re-interpretationThe space as a place of Subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

MACIEL, Karla Daniele de Sá Araújo  and  ROCHA, Zeferino de Jesus Barbosa. Dois discursos de Freud sobre a religião. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 729-754. ISSN 1518-6148.

O presente artigo tem como objetivo analisar, nas suas linhas essenciais, dois discursos utilizados por Freud na interpretação do fenômeno religioso. O primeiro é inspirado na ideologia iluminista, que dominou o mundo acadêmico alemão na segunda metade do século XIX e tem uma tonalidade nitidamente cientificista; o outro interpreta, sob a perspectiva da teoria psicanalítica, as motivações psíquicas da experiência religiosa, principalmente no que se refere aos exercícios religiosos, à psicogênese do fenômeno religioso e à natureza ilusória da experiência religiosa. Na dinâmica de um pensamento dialético, os dois discursos de Freud ajudam-nos a melhor compreender a sua posição ambivalente diante da religião.

Keywords : Freud; psicanálise; religião; discurso cientificista; discurso analítico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License