SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Two speeches by Freud on religionPsychoanalysis and Science: the vergence of discourses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

EWALD, Ariane Patrícia; GONCALVES, Rafael Ramos  and  BRAVO, Camila Fernandes. O espaço enquanto lugar da Subjetividade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 755-777. ISSN 1518-6148.

O espaço no qual nos movemos cotidianamente parece tão estável e sólido que nos faz esquecer que a forma como vemos o mundo é sempre afetada por aquilo que acreditamos ou sabemos. No entanto, ao determos os olhos sobre alguma coisa, imediatamente a trazemos para perto e nos situamos em relação a ela. Esta constatação motiva nosso estudo sobre a relação entre espaço e subjetividade. Pretendemos mostrar que a noção de Espaço não pode ser reduzida a uma concepção tecno-científica que o toma como algo dissociado da subjetividade. Ao contrário, ele é o lugar de encontro das subjetividades, possibilitado pela expressividade do corpo, no qual se realiza o intercâmbio entre sujeito e mundo.

Keywords : subjetividade; espaço; lugar; existencialismo; fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License