SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4A psicossomática e a escrita do realCriminalidade juvenil no Brasil pós-moderno: algumas reflexões psicossociológicas sobre o fenômeno da violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

SOUSA, Edson Luiz André de  e  GOLDMEIER, Paula. Juventude em tempos de violência. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.4, pp. 991-1020. ISSN 1518-6148.

Este artigo se propõe a analisar o contexto da juventude infratora na contemporaneidade, especialmente a brasileira, e as possibilidades de intervenção e produção de utopias, buscando despertar para a necessidade de uma maior implicação política dos poderes públicos, saberes técnicos e demais setores da sociedade no combate à violência, com que somos todos cotidianamente confrontados. Recusa-se aqui a idéia de que a infração juvenil seja um desvio de âmbito meramente individual ou pertencente às classificações de distúrbios de personalidade. Entendemos tal forma de violência como um fenômeno social historicamente produzido. Portanto, propõe-se uma análise dos elementos político-sociais que compõem tal quadro, assim como dos saberes e as práticas profissionais dirigidos aos jovens ditos delinqüentes.

Palavras-chave : psicanálise; utopia; juventude; violência; modos de subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License