SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Em busca de novas abordagens para a violência de gênero: a desconstrução da vítimaO refúgio psíquico como o estranho recurso da resistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

SATHLER, Conrado Neves  e  REZENDE, Manuel Morgado. Psicopatologia: legitimação de discursos pós-modernos na sala de aula. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2008, vol.8, n.4, pp. 1077-1098. ISSN 1518-6148.

O objetivo deste trabalho é mostrar que os discursos da Pós-Modernidade são legitimadores dos manuais de classificação e também que, ao tratar a Psicopatologia como uma abordagem de sistematização sintomatológica, os manuais a põem no mesmo patamar de outros valores pós-modernos, ou seja, fragmentada, formada por elementos supérfluos e com indícios de enfraquecimento da subjetividade. Esses problemas pós-modernos serão aqui vistos pelos prismas de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky e Michel Maffesoli. A sala de aula é apresentada como uma arena onde forças político-ideológicas vão disputar o valor de verdade sobre os sintomas, que ora são tomados como sinais da crise subjetiva e, às vezes, ao contrário, como sinais de resistência e emergência de singularidade do sujeito e, numa terceira vertente, vão por em pauta o conhecimento construído acerca do sujeito. Essas forças políticas põem a Psicopatologia dos manuais (CIDs e DSMs) num pólo e as Teorias da Subjetividade e a Psicopatologia Fundamental em outro.

Palavras-chave : sala de aula; discurso; ensino; psicopatologia fundamental; pós-modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License