SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Beyond work: leisure of the retiredAnxiety and subjectivity: on psycho-somatic phenomena from Freud and Winnicott theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

PINHEIRO, Glícia Rodrigues  and  BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Afetividade na relação paciente e ambiente hospitalar. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 45-74. ISSN 1518-6148.

O objetivo desse artigo é discutir a afetividade como categoria de análise da relação paciente e ambiente hospitalar. Esse artigo é parte do desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, intitulada "Afetividade e ambiente hospitalar: Construção de significados pelo paciente oncológico com dor". Buscou-se uma compreensão histórico-cultural na relação entre percepção e ação, subjetividade e objetividade, paciente e hospital, enfatizando a afetividade (emoções e sentimentos) como possibilidade de integração e superação da visão dicotômica dessas dimensões. Partiu-se dos pressupostos de que a afetividade pode ser uma forma de se conhecer o ambiente hospitalar e de que a experiência emocional é um indicador da ação e da forma como o paciente se implica nesse espaço. Com intuito de enriquecer a pesquisa bibliográfica, fez-se uso de um estudo preliminar realizado durante a elaboração do texto da dissertação. Nesse trabalho de campo, foi utilizada uma metodologia de apreensão dos afetos desenvolvida por Bomfim (2003) na sua tese de doutorado, a saber: os mapas afetivos. A princípio, definiu-se afetividade como sentimentos e emoções. No segundo momento, procurou-se discutir sobre a afetividade como categoria mediadora de dicotomias presentes na ciência psicológica, iniciando pela razão x emoção, em seguida, enfocando a relação mente x corpo no contexto hospitalar. Discutiu-se, então, sobre importância da cultura nas formas de manifestação dos sentimentos, emoções e sensações corporais, enfocando os aspectos socio-culturais da dor. Referenciando-se na noção de que o impacto emocional do ambiente interfere nas condutas humanas, empreendeu-se, também, uma discussão sobre a afetividade como mediadora da ação-transformação. Os resultados apontaram para imagens de contraste, sofrimento, agradabilidade e insegurança presentes no ambiente hospitalar e como o estudo do ambiente por intermédio da afetividade pode favorecer a humanização e o tratamento dos pacientes oncológicos com dor.

Keywords : afetividade; paciente; ambiente hospitalar; dicotomias; psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License