SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O inferno são os outros: uma análise sobre o medo do estranho na cidade de Fortaleza (CE)Desqualificação e qualificação social: uma análise teórico conceitual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148versión On-line ISSN 2175-3644

Resumen

PEREZ, Maria Tereza; PROCHNO, Caio César Souza Camargo  y  PARAVIDINI, João Luiz Leitão. Perversão: uma estrutura, uma montagem ou outra coisa?. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 187-207. ISSN 1518-6148.

No presente artigo, a partir de questionamentos oriundos de uma pesquisa sobre a possível clínica da perversão, a diferenciação entre montagens perversas e identidade estrutural se situou como um nó central. Portanto visou-se nesse trabalho fazer um contraponto entre montagem e estrutura perversa através da narrativa produzida de duas vinhetas clínicas e de suas subseqüentes análises. Por estrutura podemos entender um conjunto de um sistema de elementos que obedecem a leis internas de funcionamento de modo que se um dos elementos se mover, a lógica que regula o conjunto também modifica os demais elementos da estrutura. Por outro lado, montagem seria a reunião de partes de modo que possam funcionar e cumprir um fim utilitário. O desdobramento produzido em tais análises levou-nos a caracterizar através da nomeação de funções, as diferentes faces que o Outro assume na perversão, em que a engenharia do fetiche faz sua diferença. Porém, ao percorrer o caminho do estruturalismo na psicanálise, via Lacan, foi possível considerar alguns impasses que se desenharam quando este psicanalista procurou engendrar sujeito e estrutura. Nesse sentido, apesar da diferenciação apontada entre montagens e identidades estruturais, outra coisa toma a cena clínica como sendo o fundamental na clínica das perversões.

Palabras clave : perversão; estrutura; montagem; outro; sujeito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License