SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Perversão: uma estrutura, uma montagem ou outra coisa?Que política é possível com o pensamento deleuziano? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

PIZZIO, Alex. Desqualificação e qualificação social: uma análise teórico conceitual. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 209-232. ISSN 1518-6148.

Os debates em torno da exclusão e da sua relação com a pobreza têm assumido lugar comum seja no discurso político, na mídia em geral ou no meio acadêmico. Neste trabalho, apresentamos uma abordagem acerca de questões relativas às situações de pobreza e as conseqüências advindas da vivência continuada dessa condição por uma parcela significativa de trabalhadores. Contudo, como se verificará adiante, meu enfoque se centrará na dinâmica da desqualificação e da qualificação social e não nos conceitos de exclusão/inclusão amplamente utilizados na atualidade. Entre os motivos que sustentam a idéia de realizarmos uma abordagem centrada nesses conceitos, podemos destacar: que a revisão do processo de desqualificação social surge como importante elemento analítico, pois pode ajudar a compreender como as estruturas sociais se impõem aos indivíduos com poder constitutivo, forjando modos de subjetivação e atuando sobre a base psicossocial desses indivíduos.

Palavras-chave : desqualificação social; qualificação social; pobreza; estigma; exclusão; inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License