SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1What politic it is possible with deleuzian thought?Tourism and consumpition of cities: notes on biopower author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

MAKNAMARA, Marlécio  and  MAHFOUD, Miguel. Subjetividade, crise e educação ambiental. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.1, pp. 251-275. ISSN 1518-6148.

No âmbito das discussões realizadas sobre as possibilidades de efetivação de intervenções pedagógicas mais críticas, emancipatórias e criativas sobre a problemática ambiental, a subjetividade desponta como categoria central para um redimensionamento do lugar que o sujeito tem ocupado no campo da Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a questão da subjetividade do educador ambiental como abertura à totalidade do ser. Partindo de uma visão fenomenológica acerca da subjetividade, argumenta que a percepção do sujeito como elemento da totalidade do ser é condição primordial para a prática de educadores ambientais interessados em superar aquilo que é denominado crise ambiental. Apresenta e problematiza algumas explicações recorrentes acerca das possíveis origens e causas de tal crise. Identifica possibilidades de vivência da subjetividade em torno das diferentes formas a partir das quais ela é entendida na contemporaneidade. Questiona a idéia de que vivenciamos uma crise ambiental vinculando essa discussão à necessidade de problematização da subjetividade dos educadores ambientais e de alguns reflexos que isso traz para suas práticas pedagógicas. Conclui pela necessidade de valorização da subjetividade de forma que os diferentes sujeitos da Educação Ambiental sintam-se co-autores de vivências restauradoras dos encontros de cada um consigo, com o outro e com o todo.

Keywords : fenomenologia; totalidade; subjetividade; educação ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License