SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Normatividade e plasticidade: algumas considerações sobre a clínica psicanalítica com pacientes neurológicosSobre leis, Narciso e seus clamores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148On-line version ISSN 2175-3644

Abstract

ROCHA, Cristianne Maria Famer. As tecnologias, as subjetividades contemporâneas e o (hiper)controle. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 575-601. ISSN 1518-6148.

Vivemos, atualmente, sob a égide de uma ordem discursiva que nos sugere existir uma série de vantagens relacionadas à introdução e à manutenção das "novas" tecnologias em nossas vidas. Ao mesmo tempo, é preciso analisar o quanto esta potente ordem discursiva fortalece um sistema de pensamento, típico das sociedades de controle, onde os inúmeros recursos e produtos (sobretudo os tecnológicos) oferecidos e disponibilizados no "mercado", visam, quase que exclusivamente, que nos tornemos sujeitos hipercontrolados. Com o objetivo de refletir sobre alguns dos discursos produzidos e veiculados em duas revistas de circulação nacional (Veja e IstoÉ), busca-se compreender a produtividade destes textos e imagens que sugerem o que devemos fazer e quais tecnologias, mecanismos ou instrumentos devemos utilizar para vivermos melhor o presente e o futuro, ainda que nos tornemos virtualizados, digitalizados, biônicos, chipados, controlados e sós. As promessas são muitas, e analisar tais discursos nos permite reconhecer a multiplicidade e a instabilidade dos mesmos, as ênfases e os recursos utilizados, além das possíveis relações com outros discursos que circulam e fortalecem a necessidade de vivermos um uma sociedade altamente tecnológica, mesmo que o custo dos benefícios anunciados produza, entre outros malefícios, um (hiper)controle sobre todos nós.

Keywords : tecnologias; subjetividades; sociedade de controle; (hiper)controle; mídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License