SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2As tecnologias, as subjetividades contemporâneas e o (hiper)controleAssédio moral: uma guerra invisível no contexto empresarial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

MARTINS, Francisco Catunda  e  CARNEIRO, Henrique Figueiredo. Sobre leis, Narciso e seus clamores. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 603-617. ISSN 1518-6148.

Duas leituras sobre a lei e narcisismo, realizadas em contextos articulados academicamente distintos, geram uma discussão em torno do sofrimento psíquico e sua relação com o sujeito, a sociedade e a cultura. Na primeira parte do trabalho, questões do cotidiano do sujeito no social são levantadas a partir duma discussão antropológica e psicanalítica. Na segunda parte é levada a cabo uma discussão sobre a realidade narcísica que é tratada por discursos advindos de vários campos do conhecimento. O desenvolvimento do texto fomenta a polêmica sobre o lugar do sujeito, do inconsciente, e de uma cultura narcisista, guardando cada autor a elaboração própria e leituras atravessadas, concluindo com hipóteses, elaborações teóricas e dados de pesquisas com adolescentes em fase avançada de análise. O trabalho aporta contribuições importantes, sobretudo em função dos estudos da dessubjetivação e da violência, e lança uma reflexão sobre a reivindicação dirigida à psicanálise hoje.

Palavras-chave : Lei; Sofrimento Psíquico; De-subjetivação; Violência; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License