SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Sobre leis, Narciso e seus clamores"Corpo-mercadoria", sob controle e punição: prenúncios de uma subjetividade aniquilada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

JACOBY, Alessandra Rodrigues; FALCKE, Denise; LAHM, Camila Roberta  e  NUNES, Gislaine Jardim. Assédio moral: uma guerra invisível no contexto empresarial. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 619-645. ISSN 1518-6148.

O assédio moral vem se tornando um fenômeno freqüente nas discussões trabalhistas. Situações de assédio moral são tão antigas quanto a própria origem do trabalho. Todavia, atualmente, vem despertando maior interesse, principalmente das organizações e sindicatos, que recebem cada vez mais queixas de seus colaboradores em relação às chefias. Considerando o aumento do número de casos, realizou-se uma pesquisa para conhecer como pessoas assediadas vivenciaram essa experiência, identificando o perfil das vítimas, as características do assédio, o contexto em que ele ocorre, as formas e o impacto que o assédio provoca no dia-a-dia das vítimas. Para tal, solicitou-se a duas pessoas que relatassem a sua trajetória profissional, detalhando o episódio de assédio que consideram ter sofrido. Na análise dos dados, utilizou-se o Método de Estudo de Casos Múltiplos (Yin, 2005), buscando semelhanças e diferenças entre os casos estudados. Optou-se pela abordagem qualitativa no intuito de buscar um maior aprofundamento na análise das experiências das vítimas de assédio. Os resultados revelaram que a experiência vivenciada como vítima de assédio moral trouxe conseqüências graves para a vida dos participantes, tanto emocionais como físicas. Além disso, contrariando a idéia inicial de que se tratariam de pessoas frágeis, as pessoas estudadas, que se consideraram vítimas, tinham em seus perfis uma forte determinação, conhecimento, competência, dinamismo e atitudes que lhe conferiam crédito e destaque em seus locais de trabalho.

Palavras-chave : Assédio moral; trabalho; violência; humilhação; sofrimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License