SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2"Corpo-mercadoria", sob controle e punição: prenúncios de uma subjetividade aniquilada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148versão On-line ISSN 2175-3644

Resumo

SANTOS, Gemmelle Oliveira  e  SILVA, Luiz Fernando Ferreira da. Há dignidade no trabalho com o lixo?: considerações sobre o olhar do trabalhador. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp. 689-716. ISSN 1518-6148.

O artigo traz uma breve discussão sobre as condições de trabalho e vida de alguns garis e catadores de Fortaleza/CE na perspectiva de compreender como esses sujeitos percebem a relação do "lidar com o lixo" com a sociedade. As informações trazidas aqui pertencem a uma categoria que emergiu nos discursos dos trabalhadores entrevistados em uma pesquisa de mestrado e tais informações foram construídas no segundo semestre de 2007 após parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Ceará (Processo 205/2007). Em termos metodológicos, fizemos uso da metodologia qualitativa e da técnica da entrevista semi-estruturada com um grupo de dez pessoas (amostragem por saturação). Observamos que: i) "trabalhar com o lixo" é para alguns entrevistados um ofício digno; para outros não, ii) os entrevistados percebem o não-reconhecimento do seu trabalho pela sociedade e, iii) ainda há preconceito para alguns entrevistados, mas a sociedade vem aumentando sua consciência. A intenção na escolha deste tema foi de contribuir para que uma maior atenção seja dispensada aos seres humanos que estão na condição de garis e catadores de materiais recicláveis em Fortaleza/CE.

Palavras-chave : Dignidade; Trabalho; Lixo; Saúde do Trabalhador; Saúde Ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License