SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Os embriões congelados: da falta ao excessoA formulação do objeto a a partir da teorização lacaniana acerca da angústia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CANABARRO, Rita de Cássia dos Santos  e  ALVES, Márcia Barcellos. Uma pílula para (não) viver. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 839-866. ISSN 1518-6148.

Este trabalho constitui-se como uma tentativa de tecer um entendimento sobre o que perpassa a grande busca pelo uso de medicamentos psicotrópicos, verificada hoje, nas sociedades ocidentais. O uso de substâncias psicoativas acompanha o homem desde os primórdios de sua história. Utilizadas com diferentes finalidades, a gama dessas substâncias teve o acréscimo dos medicamentos psicotrópicos, na década de 1950, quando os primeiros psicofármacos foram produzidos. Desde então, os medicamentos legalizados e capazes de alterar os sentidos, vêm ganhando popularidade nas sociedades ocidentais, onde dão vazão ao que hoje é visto como um fenômeno de medicalização social. Desse modo, almejamos contemplar neste artigo um dos papéis que as substâncias psicoativas desempenham na vida cotidiana dos sujeitos, a saber, o de anestésico do desejo. Além disso, procuramos expor, também, algumas das modificações enfrentadas pela ciência e pelas sociedades ocidentais nos últimos séculos e que demonstram ter estreita relação com o fenômeno estudado. Para tanto, o trabalho foi estruturado a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica em psicanálise, que se dedicou ao estudo e à análise de obras de sociólogos e psicanalistas. Embora esteja sendo foco de estudos recentes, por tratar-se de um tema ainda novo, esse assunto merece a realização de novas pesquisas.

Palavras-chave : medicamentos; psicotrópicos; contemporaneidade; psicanálise; sujeito; anestesiamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License