SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Uma pílula para (não) viverÉdipo em mim: uma discussão sobre a subjetivação nos limites do trágico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

VIOLA, Daniela Teixeira Dutra  e  VORCARO, Ângela Maria Resende. A formulação do objeto a a partir da teorização lacaniana acerca da angústia. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 867-903. ISSN 1518-6148.

O presente artigo examina um recorte do percurso teórico de Lacan sobre o afeto da angústia. Nas obras analisadas, Lacan examina as principais hipóteses freudianas a respeito do surgimento da angústia e sua relação com um objeto, buscando esclarecer as lacunas e os impasses deixados por essas hipóteses. Essa releitura é de grande importância, visto que é a partir dela que Lacan constrói sua própria teoria acerca da angústia, teoria que se mostra essencial para a abordagem de questões de grande importância na psicanálise, como o problema do desejo e da constituição do sujeito. No entanto, é na formulação do conceito de objeto a que essa teorização demonstra ser o ponto nodal. Em vista disso, propõe-se a evidenciar elementos dessa teorização que permitam compreender como ela abre caminho para a concepção de objeto a e para toda a revisão que se dá sobre o estatuto do objeto. Para tanto, recorre-se a dois momentos da obra de Lacan - o seminário oito, A transferência (1960-1961), e o seminário 10, A angústia (1962-1963). Do seminário oito, é apresentado um capítulo que trata da relação da angústia com o desejo. No seminário 10, por sua vez, investiga-se os caminhos que o autor percorre para extrair o conceito singular de objeto a e para formular o estatuto desse objeto, estatuto que o estabelece como um conceito de fundamental importância para a práxis psicanalítica de orientação lacaniana.

Palavras-chave : psicanálise; angústia; objeto a; sujeito; desejo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License