SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A formulação do objeto a a partir da teorização lacaniana acerca da angústiaDon Quixote e a transgressão do saber índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

FONSECA, Tania Mara Galli  e  ZIR, Alessandro. Édipo em mim: uma discussão sobre a subjetivação nos limites do trágico. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 905-916. ISSN 1518-6148.

O presente texto discute, a partir do personagem Édipo de Sófocles, elementos estéticos da tragédia clássica que permanecem atualmente relevantes para um confronto de questões relativas a modos de subjetivação e à noção de identidade. Tais elementos estéticos são colhidos na reflexão sobre o trágico emergente no pensamento alemão do final do século XIX, com autores como Hölderlin, Hegel e Nietzsche. Foca-se em noções como conflito, excesso, e a relação entre o trágico e o cômico, permanecendo-se fiel ao paradoxo que tais noções implicam ao exercício do pensamento. Aceita-se, antes de mais nada, o desafio de escrever não apenas a respeito de tais noções, mas incorporando-as na própria forma de escrita do artigo. Com relação a esse desafio, a referência é Maurice Blanchot.

Palavras-chave : subjetivação; identidade; tragédia; excesso; comedia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License