SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Don Quixote e a transgressão do saberCidade do lazer: expectativa de prazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de  e  SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Do diário íntimo ao blog: o sujeito entre a linearidade e a espacialidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 938-962. ISSN 1518-6148.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o suporte material utilizado na prática da escrita de si e a dimensão espaço-temporal que o envolve, pensando a noção de sujeito implicada nesta dimensão. O diário é uma forma de escrita de si que originalmente se caracterizava pelo seu caráter íntimo e confessional. O blog pode ser considerado como um diário on-line, contemporâneo, de caráter público. Com relação ao suporte material, os diários íntimos são "escritos de si" reunidos em folhas encadernadas, seguindo uma ordem cronológica, que favorece uma leitura linear, sequencial e contínua. Os blogs, como diários virtuais, são textos fragmentados, descontínuos, móveis e abertos, escritos no ciberespaço e lançados no espaço público. Do diário íntimo ao diário público opera-se uma passagem, da linearidade à espacialidade. Buscamos fazer uma aproximação entre a noção de espacialidade do espaço virtual e a noção de "constelação" utilizada na literatura e na psicanálise. A partir das considerações sobre a lógica constelar no ciberespaço, buscamos fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no estatuto de sujeito, da lógica linear à lógica constelar.

Palavras-chave : diários; blogs; linear; espacial; constelar; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License