SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Os Caminhos da Feminilidade em Preciosidade, de Clarice LispectorFormação em psicologia e as novas demandas sociais: relato dos egressos da Universidade de Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

FREIRE, Teresa Cristina G.  e  CHATELARD, Daniela S.. O aborto é uma dor narcísica irreparável?. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.3, pp. 1007-1022. ISSN 1518-6148.

O artigo nasce de uma experiência de atendimento psicanalítico em grupo com grávidas que realizam pré-natal no HUB, Hospital Universitário de Brasília, por 18 meses totalizando 53 atendimentos. A escuta objetiva oportunizar, a partir da fala, um reposicionamento subjetivo. O texto gira em torno de alguns conceitos psicanalíticos como narcisismo, ambivalência, investimento no objeto, luto, melancolia e angústia, correlacionando-os com a gravidez e o aborto. O artigo narra algumas experiências de grávidas que, no passado, vivenciaram a dor narcísica do aborto e discute como a grávida pode superar o luto e tonar-se apta a investir em uma nova gravidez. Como investir num filho que remete aos abortos anteriores, que significam a impotência e o fracasso destas mulheres? Como ajudá-la a sonhar, a conceber uma representação deste filho para dar a ele a oportunidade de viver? Como ajudá-la a sustentar este desejo essencial? Os atendimentos pretendem ajudá-las a sonhar, a conceber uma representação do filho e a sustentar este desejo essencial de vida. Diversos casos clínicos são apresentados, contemplando mulheres em diversas fases da gestação. Cada uma delas descreve como enfrenta a possibilidade do aborto. Este artigo investiga a relação da grávida, em repetido risco de aborto, com o seu bebê. É possível a mulher superar a dor do aborto e tornar-se apta a investir em uma nova gravidez que chegue a termo?

Palavras-chave : gravidez; aborto; narcisismo; luto; ambivalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License