SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Legitimação do laço homossexual: um acolhimento possível na realidade social da hipermodernidadeA psicanálise como experiência ética e o problema da cientificidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PARAVIDINI, João Luiz Leitão  and  GONCALVES, Márcio Antônio. Neopentecostalismo: desamparo e condição masoquista. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.4, pp. 1173-1202. ISSN 1518-6148.

Este artigo, tendo em vista as transformações ocorridas na hipermodernidade, analisa o neopentecostalismo enquanto um fenômeno religioso promotor de uma lógica que estabelece a articulação do desamparo com a condição masoquista. O neopentecostalismo é delimitado tendo em vista suas características principais, a saber, a Teologia do Domínio, em sua articulação de um cenário de permanente guerra espiritual entre Deus e o Diabo, a Teologia da Prosperidade, a superação dos estereotipados usos e costumes de santidade e sua organização empresarial. Em sua antropologia, as igrejas neopentecostais sustentam a ideia de que o sujeito pode gozar da experiência da absoluta realização e felicidade, desde que viva uma aliança societária com o próprio Deus. Vivendo em estreita aliança com Deus, o fiel poderia se tornar ilimitado na realização de suas aspirações. No entanto, os discursos religiosos neopentecostais, dado a prevalência do mal-estar subjetivo do fiel, são confrontados com a antropologia psicanalítica a partir da ideia do desamparo estrutural do sujeito. Na tentativa de estabelecer o desmentido do desamparo humano, o neopentecostalismo pode ser evidenciado pela promoção de práticas de servidão ou assujeitamento ao outro. Em busca da superação das marcas de sua condição faltante, o fiel se cola ao outro em suas práticas de servidão voluntária e devotamento. O assujeitamento é o preço pago pelo masoquista que aspira por segurança.

Keywords : neopentecostalismo; desamparo; masoquismo; assujeitamento; hipermodernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License