SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Graffiti e cidade: sentidos da intervenção urbana e o processo de constituição dos sujeitosA construção de saber na análise com crianças: um estudo de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

MORAES, Silvia Cristine Cezimbra  and  MENEGHEL, Stela Nazareth. Oficinas de contos e narrativas: produções discursivas de cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.4, pp. 1303-1322. ISSN 1518-6148.

Esta pesquisa é uma intervenção psicossocial que utiliza a narrativa como referencial teórico metodológico em oficinas de histórias (narrativas e contos). O objetivo da intervenção é o de ouvir as narrativas de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e explorar novas formas de conviver com o sofrimento originado pelos transtornos mentais. As oficinas de histórias constituem uma proposta para trabalhar com o sofrimento mental, ouvindo as vozes das pessoas que o sofrem no cotidiano em um espaço de aprendizagem, respeito e escuta. Este espaço-tempo de narração permitiu a enunciação do sofrimento e questionamentos acerca do que é ser louco na nossa sociedade, já que há poucos espaços sociais onde este acontecimento pode ser explorado dialeticamente. Nas seis oficinas de contos e narrativas, "o louco" ocupou a posição do narrador, aquele que metaforiza sua história e sua loucura e pode, no espaço protegido do grupo, explorar outros papéis e outras possibilidades. Os encontros foram analisados segundo os temas produzidos pelos narradores, salientando-se os questionamentos acerca do tempo, da morte, da dor e da loucura. Os contadores de histórias compartilharam experiências e encontraram sentidos para o sofrimento, em um espaço onde a interpretação e a palavra circularam, assim como a ajuda e o cuidado.

Keywords : narrativa; loucura; oficinas de histórias; sofrimento mental; Centro de Atenção Psicossocial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License