SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Oficinas de contos e narrativas: produções discursivas de cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)A servidão mais que voluntária: dispositivos burocráticos em instituição de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

RIBEIRO, Cynara Teixeira. A construção de saber na análise com crianças: um estudo de caso. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2009, vol.9, n.4, pp. 1323-1340. ISSN 1518-6148.

Através de um estudo de caso, o presente trabalho visa ilustrar o percurso realizado por uma criança durante o seu tratamento analítico e o delicado manejo clínico que lhe possibilitou um reposicionamento em relação às formas de satisfação pulsional. No caso em questão, o vínculo transferencial com a analista permitiu a Vitório, garoto de seis anos, repetir, durante as sessões, o horror da vivência de um abandono e de um não saber sobre as suas origens que o deixava com receio de ser novamente abandonado, à mercê do enigma do desejo do Outro. Com o trabalho de análise, porém, Vitório pôde caminhar em direção ao que não podia ser visto/conhecido, elaborando um saber e colocando-o em ato, fazendo a escolha de não permanecer no lugar de abandonado e elaborando simbolicamente o significado de ir embora, ressignificando a experiência vivida na relação com a sua mãe. Sendo assim, o caso exemplifica uma proposta de saber que Vitório pôde, de algum modo, aceitar e através da qual ele conseguiu (re)estruturar sua fantasia, o que, consequentemente, teve efeitos sobre o seu sintoma. Dessa forma, a partir da singularidade do caso apresentado, pode-se concluir que a construção de saber é um dos resultados possíveis de serem obtidos na análise com crianças e que essa construção propicia um movimento do sujeito em relação ao seu sintoma. Tais conclusões permitem fazer avançar o campo dessa clínica.

Palavras-chave : clínica; análise com crianças; transferência; saber; mudança subjetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License