SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Reflexões sobre as disputas das comunidades científicas pela regulação do campo psiBakhtin e a "vida dos outros" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

LIMA, Brunno Marcondes de. O mal-estar na civilização: um diálogo entre Freud e Marcuse. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 61-86. ISSN 1518-6148.

Uma das questões presentes nos debates do mundo atual é sobre os diversos mal-estares que afligem grande parte da população mundial. O presente trabalho possui como objetivo analisar a questão da civilização a partir de determinados referenciais teóricos encontrados no pensamento de Sigmund Freud e Herbert Marcuse, mais especificamente nas obras O Mal-Estar na Civilização de Freud e Eros e Civilização de Marcuse. Procuramos em um primeiro momento observar algumas condições para o estabelecimento e o desenvolvimento da civilização em Freud, chegando até a ideia básica definida por este autor sobre o mal-estar que assola os indivíduos em sua vida civilizada. Procuramos levar em conta a interpretação filosófica proposta por Marcuse em relação à teoria psicanalítica, particularmente através dos conceitos de mais-repressão e princípio de desempenho e da extrapolação dos conceitos freudianos. Buscamos realizar uma articulação entre o pensamento dos dois autores, destacando algumas possíveis aproximações e distanciamentos entre as duas teorias. Foram verificadas certas diferenças no argumento destes dois autores em relação à problemática da civilização, especialmente na questão do mal-estar na civilização e de algumas possíveis saídas para esse mal-estar. Em Freud parece haver uma repressão básica atuante na civilização, enquanto que em Marcuse fora ressaltada a existência da mais-repressão, uma repressão adicional acrescentada ao processo de desenvolvimento da civilização pelos interesses de dominação.

Keywords : Civilização; Mal-estar; Freud; Marcuse; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License