SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Bakhtin e a "vida dos outros"O corpo idealizado de consumo: paradoxos da hipermodernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

SENA, Isael de Jesus  e  FARIAS, Maria de Lourdes Soares Ornellas. Função paterna e adolescência em suas relações com a violência escolar. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 111-136. ISSN 1518-6148.

O artigo, de acordo com a perspectiva da Teoria Psicanalítica, aborda os impasses e as implicações vivenciadas por adolescentes diante do declínio da função paterna na contemporaneidade. Este trabalho, em seu desenvolvimento, discute a concepção de função paterna, colocando os contrapontos que dizem respeito à figura do genitor e às particularidades de seu papel, mesmo em sua ausência, revelando, com isso, os diferentes modos como a lei pode ser representada por outros agentes, entre estes o professor. A adolescência, neste contexto, é tomada como uma crise psiquíca, um tempo de subjetivação do sujeito, em contraposição à psicologia que entende este processo como uma etapa evolutiva, um momento de crise, situada numa faixa étária. Retratando essas questões a partir do cinema, em interface com o filme Elefante, a tragédia da Columbine Hig School, recriada sob a direção de Gus Van Sant, busca refletir as dificuldades enfrentadas por adolescentes diante do mal-estar gerado pelo enfraquecimento da autoridade do pai e do professor. Por fim, sublinha as frustrações enfrentadas pelos mestres de adolescentes frente à banalização da violência no contexto escolar e aponta críticas ao modelo de ensino instituído, que não leva em consideração a subjetividade do aluno.

Palavras-chave : Função paterna; Adolescência; Escola; Violência; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License