SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Sujeitos rasurados: uma análise da construção da identidade afrodescendente a partir dos espaços educativos no território do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

TEIXEIRA, Leônia Cavalcante et al. Figurações do corpo nos ex-votos: a devoção entre psicanálise e antropologia. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.1, pp. 283-301. ISSN 1518-6148.

Este estudo investigou as representações do corpo mediadas pelas crenças religiosas e pelos saberes e práticas populares quanto aos processos de saúde e de doença a partir do ex-voto, sendo ressaltados os lugares da experiência corporal na constituição da singularidade e do laço social, acentuando a figura corporal nos objetos doados como agradecimento de curas de problemas ocasionados por patologias ou por acidentes físicos. Discutimos acerca dos sentidos de corpo figurados nos ex-votos privilegiando as concepções psicanalíticas nas interfaces com a antropologia. A metodologia utilizada consistiu em um estudo qualitativo sem fins de generalização estatística, sendo aprovada pelo Comitê de Ética. Foram entrevistados, através de um roteiro semi-estruturado, cinco devotos de São Francisco de Assis que praticavam a oferenda de ex-votos, sendo abordados pelos pesquisadores nas proximidades da Basílica de São Francisco de Assis em Canindé-CE. Os relatos foram analisados de acordo com a abordagem de Bardin. Com fins de delimitação metodológica, neste artigo é abordada a corporeidade na prática votiva, privilegiando as representações de corpo que os devotos constroem e expressam nos objetos-oferendas. O acento de nossa reflexão recaiu na consideração dos investimentos em diferentes partes do corpo e suas implicações nos modos de representar o adoecer pela prática votiva, privilegiando a corporeidade.

Palavras-chave : Psicanálise; Ex-voto; Corpo; Religião; Antropologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License