SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Tres miradas, una apuesta: aproximaciones teóricas a la esquizofreniaCurar a Homossexualidade?: a psicopatologia prática do DSM no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

SCHARINGER, Joana Pantoja  e  CHATELARD, Daniela Scheinkman. Freud: pensador da diferença. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 399-424. ISSN 1518-6148.

O presente artigo tem como objetivo percorrer brevemente os textos de Freud em que o tema da diferença comparece. O ponto de partida é seguir por conceitos como o complexo do próximo, narcisismo, identificação, relação entre interno e externo, relação eu-outro, o estranho, etc. A proposta é, portanto, traçar um percurso teórico por alguns textos freudianos e a partir daí defender que a temática da diferença se faz presente em todos eles, permanecendo como fio constante de interesse do autor. A intenção é indicar que a dinâmica do psiquismo, para Freud, sempre tem relação com aquilo que de algum modo é outro, com aquilo que se difere. O sujeito depende de outrem quando nasce, se vincula as pessoas e a cultura, se apaixona, se identifica. O sujeito está a todo tempo lidando com um dentro e um fora, com aquilo que é eu e aquilo que é outro. O conceito de outro aqui referido não compreende apenas o que se encontra fora do sujeito, já que mesmo internamente é possível ele experimentar algo como outro, tal é o caso do inconsciente quando faz-se presente através dos lapsos de linguagem e dos atos falhos. Também aí comparece uma alteridade e a vivência de uma diferença. Freud, portanto, pensou a temática da diferença de modo permanente.

Palavras-chave : Diferença; Alteridade; Outro; Narcisismo; Relação interno e externo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License