SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Revisão histórica e psicossocial das ideologias sexuais e suas expressõesOs pais frente ao adoecimento psíquico do filho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

ARRUDA, Gerardo Clésio Maia. Identidade cultural e (des)politização na sociedade de risco. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 495-520. ISSN 1518-6148.

A partir o conceito de sociedade de risco, busca-se nesse artigo compreender as transformações das instituições sociais com o objetivo de delinear os elementos atualmente constituintes da construção da identidade cultural. Assim, faz-se aqui uma explicitação da tendência para a diversificação de padrões orientadores dos comportamentos das pessoas que, em última instância, encontram-se cada vez mais autônomas para decidir acerca de seu próprio destino, portanto, para realizar a opção dos valores que irão balizar o seu modo de agir, pensar e sentir. Para tanto, as dimensões econômica, social, cultural e política são colocadas num mesmo plano de análise, com a intenção de apreender o processo de institucionalização dessas múltiplas referências comportamentais, que se assiste na sociedade contemporânea. Dentre outros fatores, trazem-se à tona, no campo econômico, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho a partir dos anos 1980, em que se verifica o desaparecimento das atividades rotineiras e, por conseguinte, a ampliação de requisitos que fazem apelo à subjetivação do trabalhador no exercício de suas tarefas; no que se refere a aspectos sociais e culturais, referencia-se a inserção intensiva da mulher no mercado de trabalho, a tendência para a ampliação do número de mulheres que cada vez mais colocam num mesmo patamar a opção de constituir família ou adotar medidas para ampliação de sua competitividade profissional, a deslegitimação da hierarquização que segmenta homem-mulher, velho-jovem, branco-negro, heterossexual-homossexual, o surgimento de novas formas de uniões conjugais, a autonomia do indivíduo na aquisição de elementos formadores de sua crença religiosa; e, no âmbito político, o deslocamento do poder dos grupos tradicionais, da negação de seu fundamento nas disposições secularmente legitimadas e o surgimento e novas arenas de debate e de manifestação de idéias.

Keywords : Sociedade de risco; Identidade cultural; Ambivalência; Incerteza; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License