SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Identidade cultural e (des)politização na sociedade de riscoO Sujeito contemporâneo: um recorte psicanalítico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PEDROSO, Janari da Silva; RIBEIRO, Maria Alexina  and  NOAL, Letícia. Os pais frente ao adoecimento psíquico do filho. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 521-536. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho refere um estudo teórico embasado psicanaliticamente que tem como objetivo elucidar a contribuição de teóricos da psicanálise sobre o impacto nos pais da comunicação de sofrimento psíquico do filho. Envolve os conceitos e discussões acerca da saúde na infância, as manifestações de dificuldades dos pais frente à doença psíquica do filho, bem como impossibilidade de reconhecimento dos sintomas, sentimentos e aspectos inconscientes que permeiam o processo de adoecimento, entre eles, rivalidade, medo, culpa, idealização, amor, ambivalência. Os resultados do estudo reafirmam a importância do conhecimento sobre o que suscita nos pais o sofrimento psíquico da criança, já que a isso está relacionado a vida familiar, conduta profissional e o êxito do próprio tratamento que implica em possibilidade de prevenção, bem como qualidade de vida para ambos. Além dos ganhos que a criança obtém com uma avaliação correta que priorize o entendimento do que denota a sintomatologia apresentada, novas possibilidades de intervenções se impõem diante dos pais que se mostram tão sofridos psiquicamente quanto os filhos, em especial, ressalta-se o caráter inconsciente do contato com a problemática do filho, o que implica o entendimento dos autores de que a criança personifica conflitos inconscientes dos pais, seja enquanto casal, homem, mulher ou mesmo filhos que foram.

Keywords : Sofrimento psíquico; Pais; Filho; Inconsciente; Sintoma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License