SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Os pais frente ao adoecimento psíquico do filhoReflexões sobre um caso de síndrome de pânico enfocando os acontecimentos de corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148

Resumen

JACOB, Claudia Alves  y  COHEN, Ruth Helena Pinto. O Sujeito contemporâneo: um recorte psicanalítico. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 537-554. ISSN 1518-6148.

Este trabalho é uma tentativa de contextualizar a importância da cultura e do pai na constituição do sujeito. Para tal, utilizamos como pano de fundo o texto freudiano de 1913, Totem e Tabu, somado à contribuições de autores contemporâneos. Articulando a figura do pai com as polêmicas do século XXI, almejamos apresentar um recorte de seus reflexos no sujeito contemporâneo. Entendemos que os paradigmas do início do século passado justificavam a rebeldia dos jovens, mas o século XXI traz em seu cerne uma nova visão de mundo, uma mudança discursiva. Hoje, não há mais tempo para elaboração dos lutos, pois é preciso responder às exigências culturais imediatamente. O Outro que norteava o caminho até o inicio do século passado, já não é tão consistente. Segundo Lacan, o mestre antigo foi subvertido e em seu lugar encontramos o mestre contemporâneo que, ao mesmo tempo em que promete a completude, caso o sujeito consuma seus produtos, fomenta o isolamento e o sofrimento, tornando as relações humanas cada vez menos significativas; enfim, desmente a falta inerente ao homem, prometendo a felicidade total, impossível de ser atingida. Do que foi posto nos perguntamos quais serão as conseqüências de tamanhas exigências pulsionais e encontramos em Freud alguns encaminhamentos.

Palabras clave : Contemporâneo; Pai; Laços sociais; Cultura; Discurso capitalista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License