SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2O Sujeito contemporâneo: um recorte psicanalíticoAvaliação psicológica na DEAM: um estudo de caso de violência sexual infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

FRANCA, Georgiana Furtado  and  QUEIROZ, Edilene Freire de. Reflexões sobre um caso de síndrome de pânico enfocando os acontecimentos de corpo. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 557-584. ISSN 1518-6148.

O presente estudo propõe analisar os sintomas físicos manifestados na Síndrome de Pânico, enfocando-os não como reações fisiológicas, mas como eles se organizam, psiquicamente, ou seja, como "acontecimento corporal", no sentido tomado por Lacan, ao se referir à clínica do real. Isso quer dizer que o sinthoma se utilizará do semblante como tentativa de articular o imaginário ao real. Miller fala sobre um acontecimento de gozo que denuncia a chegada do singular no sinthoma. Trata-se de um segmento da pesquisa psicanalítica desenvolvida para efeito de dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP, na qual utilizamos fragmentos de um caso clínico de um jovem do sexo masculino, casado, cujo diagnóstico psiquiátrico foi de Síndrome de Pânico, visando investigar as significações metapsicológicas dos sintomas físicos manifestados. Neste artigo, privilegiaremos nossas discussões em torno das significações dadas pelo paciente a seus sintomas corporais, distinguindo-as das manifestações fisiológicas desencadeadas pelo pânico, descritas na síndrome. As representações corporais foram entendidas como uma memória corporal que se manifesta na transferência. Nosso propósito foi mostrar nossa compreensão de como se organiza psiquicamente o acontecimento corporal nesse caso clínico, utilizando o método de interpretação proposto pela psicanálise. Como referencial teórico para discussão dessas questões, tomamos as contribuições freudianas pela ótica de Bastos, e também de autores contemporâneos que tratam do corpo na clínica, como Paul-Laurent Assoun, Piera Aulagnier, Ivanise Fontes e Maria Helena Fernandes. A análise de tais fragmentos revela que é possível identificar, por intermédio do acontecimento de corpo manifesto nos sintomas físicos do pânico, a organização da subjetividade nascente.

Keywords : Sintomas físicos; Acontecimento de corpo; Transferência; Memória corporal; Síndrome de pânico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License