SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação psicológica na DEAM: um estudo de caso de violência sexual infantilO homoerotismo masculino e o seu grupo familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

ROZA JUNIOR, José Alberto  e  ROMERA, Maria Lúcia Castilho. Contemporaneidade, adolescência e orkut: a incorporação - conexão e des-conexão, eis uma questão. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 605-631. ISSN 1518-6148.

Esse artigo busca uma articulação entre alguns pensamentos sobre a contemporaneidade e a eleição do adolescente como modelo desse novo modo de pensar e agir. Para tanto, o Orkut - site de relacionamentos bastante difundido no Brasil - foi utilizado como campo de pesquisa, múltiplas identidades construídas na contemporaneidade, em acordo com novas formas de relacionamentos. Dentro dele destacamos a resposta de alguns adolescentes sobre uma pergunta: quem sou eu? E assim, nos conectamos e des-conectamos no mundo contemporâneo. O que permanece é uma questão: como a sociedade apreendeu essa informação e como ela lida com esse estilo de vida sem qualquer resistência? O mundo parece ter um prazer nas compras diárias, sejam elas quais forem. Do pão nosso de cada dia aos relacionamentos de uma noite, somos consumistas ou consumidores de estilos de vida, com uma aceitação inquietante de uma normalidade causadora de sofrimentos cada vez mais presenciados nos consultórios de psicologia, por exemplo. Tratamos, portanto, de um mundo que não favorece a aproximação entre as pessoas, a criação de vínculos duradouros. Nesse cenário, o adolescente se vê instigado a estabelecer o modo típico de relacionamento desse tempo: relações breves, voltadas para a satisfação de necessidades e desejos imediatos, sem compromissos que ultrapassem o momento da relação. Se usarmos uma expressão radical, diríamos que os relacionamentos atuais são instantâneos, ou seja, possuem a exata duração da confluência de demandas efêmeras, uma vez que se renovam continuamente e se multiplicam. Acreditamos na difícil tarefa de se responder sobre quem somos. Muitas possibilidades podem ser encontradas. Assim, o passeio feito no Orkut e a retirada de trechos de alguns perfis mostra-nos a qualidade de mercadoria que podemos encontrar na contemporaneidade.

Palavras-chave : Contemporaneidade; Orkut; Adolescente; Conexão; Des-conexão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License