SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Contemporaneidade, adolescência e orkut: a incorporação - conexão e des-conexão, eis uma questãoHomossexualidade e deficiência mental: jogos discursivos e de poder na construção dessas identidades no contexto escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

GURGEL, João Jorge Raupp  and  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia S. N. F.. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.2, pp. 633-651. ISSN 1518-6148.

Segundo o relatório da Anistia Internacional de Direitos Humanos, a sociedade brasileira está entre as mais homofóbicas do mundo. Em decorrência deste fato, inúmeras pessoas com orientação sexual homoerótica sofrem discriminações tanto nos espaços públicos como na família. Sabedor de que a subjetividade é formada e moldada dentro destes espaços, priorizou-se neste trabalho o conhecimento de alguns aspectos da subjetividade de indivíduos do gênero masculino homoeroticamente orientados em um contexto familiar hegemonicamente heteroerótico, dando uma ênfase maior na formação e expressão dos seus sentimentos afetivo-sexuais dentro deste grupo e nas repercussões ante o sentimento de família. Indicou-se como conclusão, que os indivíduos do gênero masculino com orientação homoerótica são subjetivados nos seus sentimentos afetivo-sexuais por meio do amor romântico, porém, por pertencerem a um núcleo familiar social adverso a essa forma de subjetivação sexual, sentem conflitos, culpas e medos por quebrarem mitos e ritos familiares vivendo muitas vezes numa dinâmica do segredo familiar.

Keywords : Família; Homoerotico; Orientação sexual; Subjetividade; Sofrimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License