SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Cultura, subjetividade e as organizações na contemporaneidade"De tempos em tempos..." eis a sua família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos  e  SILVA JUNIOR, Mauricio Cardoso da. A sedução divina no neopentecostalismo: um estudo psicanalítico. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 757-786. ISSN 1518-6148.

O presente trabalho se propõe a lançar um olhar psicanalítico sobre o movimento religioso denominado neopentecostal. Esta corrente nasce dentro do protestantismo e propõe uma série de inovações teológicas, tais como a Teologia da Prosperidade, a Teologia do Domínio e uma maior flexibilização de usos e costumes, apresentando uma nova forma de relação com o sagrado. A fim de compreender que mensagens circulam no par fiel-Deus dentro destas igrejas, que enigmas são lançados em direção ao fiel e que traduções este realiza da palavra divina, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas religião, psicanálise e neopentecostalismo, cujo referencial encontrado compõe a base do estudo. A partir desta, analisa o neopentecostalismo em alguns pontos principais: em sua função terapêutica (curas, milagres ou restabelecimento do sujeito diante das dificuldades encontradas em sua vida), em sua formação de massa (os laços que unem os irmãos entre si e com o líder religioso), na função do dinheiro dentro dos templos (em seu papel de intermediação entre o fiel e Deus) e na relação do crente com Deus e o Diabo (sobretudo no estágio máximo de tais relações: o êxtase religioso e a possessão demoníaca). Conclui-se que o encontro com este Deus, revivescência do encontro adulto-criança, traz como marcas a exigência da passividade do fiel como condição para fornecer seu amor e proteção, reinstaurando a feminilidade originária da história do sujeito. Diante desta, o religioso, em seu trabalho de tradução das mensagens deste outro que lhe é superior, encontra no discurso neopentecostal um fechamento, possibilitando ao fiel reescrever sua própria história e salvaguardar-se do desamparo.

Palavras-chave : Neopentecostalismo; Psicanálise; Religião; Teoria da sedução generalizada; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License