SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O jogo do morto no corpo: introjeção e mortificaçãoPesquisas narrativo-dialógicas no contexto de conflito com a lei: considerações sobre uma entrevista com jovem autora de infração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

CASTRO, Ewerton Helder Bentes de. A experiência do câncer infantil: repercussões familiares, pessoais e sociais. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.3, pp. 971-994. ISSN 1518-6148.

O câncer é um conjunto de patologias que incidem sobre o organismo, duplicando células diferenciadas e de modo desordenado. Uma das manifestações mais dramáticas é quando as vítimas são crianças. A experiência da comunicação do diagnóstico instaura uma crise onde são expostas vulnerabilidades no núcleo familiar. Possuir um filho com diagnóstico de câncer equivale à eminência da perda, provoca dor incomensurável, com a sensação de desmoronamento de um mundo construído e sonhado. Este estudo tem por objetivo compreender as repercussões familiares, pessoais e sociais de mães de crianças com diagnóstico de câncer. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia, fundamentado no pensamento de Martin Heidegger. Teve como participantes quinze mães hospedadas no Lar de Apoio à Criança com Câncer, em Manaus. Foi utilizada entrevista aberta a partir de uma questão norteadora: "Gostaria que descrevesse para mim como foi, para a senhora, o momento do diagnóstico de câncer de seu filho e o que sentiu ao receber a notícia". Encontrou-se que várias modificações ocorrem em suas vidas, repercutindo nos aspectos familiar, pessoal e social. O cuidado é vivenciado em toda a sua amplitude na sua relação com os outros e consigo mesmas, propiciando crescimento e aprendizagem.

Palavras-chave : Câncer infantil; Família; Fenomenologia; Cuidado; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License