SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4Ingeniería ritual en la comunicación de masas: a propósito de los JJ. OO. de Río de Janeiro 2016A experiência do ócio na sociedade hipermoderna author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

BEATRIZ, Marilene Zazula. O trabalho, a repressão e o mal-estar do trabalhador: algumas reflexões. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.4, pp. 1107-1130. ISSN 1518-6148.

O desemprego tem sido uma das questões que provocam tanto no indivíduo quanto nos grupos sociais (empregados formalmente ou não) aumento considerável de ansiedade, o que diminui a possibilidade destes de articularem críticas com a finalidade de repensar e buscar outras formas de sociedade capazes de, efetivamente, propiciar a liberdade e não o aprisionamento do ser humano a questões de sobrevivência. Este artigo pretende mostrar como o trabalho tomou lugar central na sociedade, mais especificamente o emprego - trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada, típico do modo de produção capitalista - e acabou tornando-se umas das grandes mazelas da sociedade contemporânea. Pretende também mostrar esse movimento na história do Brasil, desde a sua colonização até a chamada sociedade do conhecimento e da informação, e o papel da repressão dos desejos do ser humano, baseados em Freud e Marcuse, em relação à formação dessa sociedade. Além disso, o mal-estar do trabalhador que, sob o manto dos acontecimentos contemporâneos, e baseados nos conhecimentos de Dejours, traz a tona importantes percepções sobre o sequestro da subjetividade desse trabalhador. Encerra-se o artigo com algumas reflexões sobre se o ser humano fará uma análise mais complexa do real momento que passa, com o objetivo de buscar mudanças reais e concretas.

Keywords : Trabalho assalariado; Desemprego; Repressão; Trabalhador; Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License