SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Ingeniería ritual en la comunicación de masas: a propósito de los JJ. OO. de Río de Janeiro 2016A experiência do ócio na sociedade hipermoderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Mal Estar e Subjetividade

versão impressa ISSN 1518-6148

Resumo

BEATRIZ, Marilene Zazula. O trabalho, a repressão e o mal-estar do trabalhador: algumas reflexões. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.4, pp. 1107-1130. ISSN 1518-6148.

O desemprego tem sido uma das questões que provocam tanto no indivíduo quanto nos grupos sociais (empregados formalmente ou não) aumento considerável de ansiedade, o que diminui a possibilidade destes de articularem críticas com a finalidade de repensar e buscar outras formas de sociedade capazes de, efetivamente, propiciar a liberdade e não o aprisionamento do ser humano a questões de sobrevivência. Este artigo pretende mostrar como o trabalho tomou lugar central na sociedade, mais especificamente o emprego - trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada, típico do modo de produção capitalista - e acabou tornando-se umas das grandes mazelas da sociedade contemporânea. Pretende também mostrar esse movimento na história do Brasil, desde a sua colonização até a chamada sociedade do conhecimento e da informação, e o papel da repressão dos desejos do ser humano, baseados em Freud e Marcuse, em relação à formação dessa sociedade. Além disso, o mal-estar do trabalhador que, sob o manto dos acontecimentos contemporâneos, e baseados nos conhecimentos de Dejours, traz a tona importantes percepções sobre o sequestro da subjetividade desse trabalhador. Encerra-se o artigo com algumas reflexões sobre se o ser humano fará uma análise mais complexa do real momento que passa, com o objetivo de buscar mudanças reais e concretas.

Palavras-chave : Trabalho assalariado; Desemprego; Repressão; Trabalhador; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License