SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue4O trabalho, a repressão e o mal-estar do trabalhador: algumas reflexõesInstitucionalização e reinserção familiar de crianças e adolescentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Mal Estar e Subjetividade

Print version ISSN 1518-6148

Abstract

PINHEIRO, Kátia Flôres; RHODEN, Ieda  and  MARTINS, José Clerton de Oliveira. A experiência do ócio na sociedade hipermoderna. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2010, vol.10, n.4, pp. 1131-1146. ISSN 1518-6148.

Este estudo propõe-se a refletir sobre a questão das experiências de ócio no tempo livre no contexto atual, a partir da concepção de uma hipermodernidade em curso. Apesar de representar um desafio, pois a discussão crítica-científica da temática ainda é recente no Brasil, e principalmente no campo da psicologia. Desta forma, argumentamos que diferenças teóricas têm contribuído para dar vitalidade e sustentação ao assunto. Neste sentido, apresentamos desde conceitos até aspectos mais amplos da aplicação e problematização do tema, bem como suas interfaces disciplinares e transdisciplinares, a partir de textos contemporâneos coletados a partir de pesquisa teórica. Alguns elementos discursivos como consumo, corpo, lazer, trabalho e subjetividade são articulados à temática e fazem parte da reflexão que se caracteriza por um pensar comprometido com a vivência do ócio, aqui tratada como experiência positiva e transformadora de natureza subjetiva que se entrelaça ao mundo social elaborado na contemporaneidade consumista, que projeta felicidade em objetos de desejo. O eixo central da discussão parte da observação do que é realidade do ócio na contemporaneidade, buscando compreender seus significados numa dimensão psicossocial cujo cenário retratado na hipermodernidade em grandes centros urbanos, aponta para fenômenos humanos marcados pela cultura do consumo e de novos processos de subjetivação.

Keywords : Tempo livre; Lazer; Subjetividade; Hipermodernidade; Consumo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License